Metodologia de Trabalho

quarta-feira, 2 de maio de 2012


Banco de jogos – jogo 3
Jogo conceitual de transição ofensiva: quais elementos e regras podem transformá-lo em ação aperfeiçoada?
Conseguir fazer com que todos os jogadores “joguem o mesmo jogo” nas transições implica a operacionalização de muitas situações de treino que permitam a repetição dos comportamentos esperados pelo treinador. Em equipes de alto nível, as transições ofensivas observadas privilegiam o jogo apoiado, com rápida retirada (vertical ou horizontal) da zona de recuperação e eficiente ampliação do campo efetivo de jogo.
Será apresentada uma proposta de atividade que, se adequadamente conduzida, propiciará inúmeras situações-problema para o referido momento do jogo.

Jogo Conceitual de Transição Ofensiva

- Dimensões de ¾ do tamanho do campo oficial. ~ 75m x 70m;
- Campo dividido em três faixas verticais (10m, 50m e 10m);
- Uma metade do campo dividida nos setores A (21,5m x 20m), A’ (21,5m x 15m) e A” (16m x 15m);
- Tempo de atividade, incluindo esforço e pausa, a critério da comissão técnica, em função dos objetivos desejados.

 
 
Plataforma de Jogo Equipe A (azul): 1-4-2-1 
Plataforma de Jogo Equipe B (verde): 1-4-4-2 (losango)

 
 
Regras do Jogo
1. Se a equipe verde recuperar a posse de bola no mesmo setor em que perder no campo de ataque e retirá-la deste setor, horizontal ou verticalmente no sentido do ataque = 1 ponto;
2. Se a equipe azul recuperar a posse no campo de defesa e após três segundos de posse não houver os dois laterais ocupando a faixa lateral delimitada = 1 ponto para o adversário;
3. Se a equipe azul recuperar a posse no campo de defesa e ultrapassar o meio campo com a bola dominada por condução ou troca de passes = 1 ponto;
4. Se a equipe verde não ultrapassar o meio campo com a bola dominada, por condução ou passe, após recuperar a posse no campo de defesa = 1 ponto para o adversário;
5. Se a equipe azul acertar uma finalização sem que o goleiro faça uma defesa completa = 3 pontos;
6. Gol da equipe verde = 5 pontos;
7. Gol da equipe azul = 30 pontos;
8. Se a equipe verde recuperar a posse e fizer o gol na mesma jogada em até 10 segundos = 10 pontos
Veja, abaixo, alguns exemplos:
 


O jogador número 6 da equipe Verde perde a posse de bola no setor A’, para o jogador número 2 da equipe Azul. Na sequência da jogada, o jogador número 8 da equipe verde recupera a posse no mesmo setor em que sua equipe havia perdido e realiza um passe para outro setor, para o jogador número 5. Esta ação vale 1 ponto para a equipe Verde.

 
O jogador número 2 da equipe Azul recupera a posse de bola ao roubá-la do jogador número 6 da equipe Verde. Na sequência, faz um passe para o goleiro e após 3 segundos da recuperação o jogador número 6 da equipe Azul não ocupa a faixa lateral delimitada. Esta ação vale 1 ponto para a equipe Verde.


 

O jogador número 2 da equipe Azul recupera a posse de bola ao roubá-la do jogador número 6 da equipe Verde. Na sequência, faz um passe para o jogador número 8 e recebe um passe deste jogador à frente do meio campo. Esta ação vale 1 ponto para a equipe Azul.
 

 
 
O jogador número 3 da equipe Verde recupera a posse de bola e faz um passe para o jogador número 2. Este faz um passe vertical para o jogador número 9, porém, o goleiro da equipe Azul recupera a posse para sua equipe. Como a equipe Verde não passou o meio campo com a bola dominada através de passe ou condução, esta ação vale 1 ponto para a equipe Azul.

 
A equipe Azul realiza uma finalização em que o goleiro da equipe Verde não consegue fazer uma defesa completa. Esta ação vale 3 pontos para a equipe Azul.

 

 
O jogador número 3 da equipe Verde recupera a posse de bola e faz um passe para o jogador número 2. Este faz um passe vertical para o jogador número 9, que finaliza e marca um gol para sua equipe em menos de 10 segundos após a recuperação. Esta ação vale 10 pontos para a equipe Verde.

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